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Gestão De Ativos Imobilizados | Controle Patrimonial | Laudo Patrimonial

O Laudo Patrimonial atesta que a empresa está em conformidade com as normas contábeis publicadas pelo Conselho Federal De Contabilidade, relativas ao controle dos ativos imobilizados, após a realização dos processos de reinventário, inventário físico, cotejamento, conciliação e saneamento.

A eficácia na Gestão Dos Ativos Imobilizados, somente é alcançada quando a base analítica de controle contábil, se mantém devidamente ajustada e saneada, permitindo assim, a minimização dos tempos dos processos internos que dependem direta e indiretamente da acuracidade destas informações, integrando com maior eficiência as áreas de contabilidade, manutenção, compras e logística, gerando benefícios diretos e indiretos para a empresa.

O controle dos ativos imobilizados tem seu início na abertura da ordem de compra, com a identificação do que é investimento em bens de capitais CAPEX – Capital Expenditure e despesas operacionais OPEX – Operational Expenditure, classificação nas respectivas contas contábeis, conforme plano de contas e padronização das descrições dos ativos imobilizados.

No recebimento do pedido designado na ordem de compra, os critérios de controle e identificação têm que estar definidos por norma interna, para que os lançamentos contábeis, sejam realizados de forma correta. 

Reconstituição Contábil | Conciliação Contábil

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Reconstituição Contábil

Levantamento e análise das notas fiscais de aquisição, identificação do que é investimento em bens de capitais CAPEX – Capital Expenditure e despesas operacionais OPEX – Operational Expenditure, classificação nas respectivas contas contábeis, de acordo com o plano de contas, lançamento das Notas Fiscais no sistema de controle analítico dos ativos imobilizados dos nossos clientes ou em uma planilha Excel, efetuando os cálculos da depreciação fiscal e societária.

Conciliação Contábil

Conferência dos lançamentos contábeis realizados, no controle analítico contábil dos nossos clientes, através da análise individual das notas fiscais, verificando e conferindo as informações da data de aquisição, código de emissão, descrição, valor dos produtos e impostos. Identificação em cada nota fiscal das informações do controle físico, como número de série e número da etiqueta patrimonial e os respectivos números de controle sistémicos. 

Padronização das descrições e abertura de valores quando os ativos imobilizados com quantidade maior que uma unidade, são lançados em uma única linha no sistema de controle.

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Inventário Físico

Identificação dos ativos imobilizados com etiquetas patrimoniais personalizadas, autoadesivas, com código de barras, ou Tags de RFID, fixadas em locais devidamente padronizados.

Levantamento, identificação e inclusão das informações específicas de cada cliente, definidas nos planos de trabalho, pelo software da ATGP, como prédio, andar, setor, centro de custo, nº de série, descrição completa, marca, modelo, capacidade, ano de fabricação, turnos de trabalho, tipo de manutenção, entre outras, incluindo as fotos principais do ativo, placas ou etiquetas dos fabricantes e locais de fixação das etiquetas patrimoniais ou Tag RFID. 

Upload das informações para o banco de dados da ATGP, para os processos de auditoria interna e conciliação.

Reinventário Físico

Realização do processo de cotejamento, através do download pelo software da ATGP do arquivo analítico de controle contábil dos ativos imobilizados, dos nossos clientes, permitindo a  partir da  leitura do código de barras das etiquetas patrimoniais afixadas em inventários anteriores a validação e inclusão das informações definidas no planejamento dos trabalhos, complementando com as fotos  principais dos ativos imobilizados, fotos das etiquetas e placas dos fabricantes e a foto do local de fixação das etiquetas patrimoniais.

Conciliação

O processo de conciliação é realizado com software da ATGP, mediante a confrontação entre as informações do inventário físico, contra aquelas lançadas no controle analítico contábil.

Os critérios de conciliação são apresentados pela ATGP na fase de planejamento dos trabalhos para a devida aprovação dos nossos clientes:

Saneamento

Finalizando os processos de cotejamento e conciliação, passamos para o processo de saneamento, realizando a análise das sobras físicas e contábeis, com o objetivo de conciliar o máximo possível dos ativos imobilizados. No final deste processo nosso cliente tem a sua base analítica de controle contábil, devidamente ajustada e saneada, reproduzindo fielmente o controle físico. 

Atualização das informações

No final dos trabalhos entregamos a planilha analítica de controle contábil, no formato do layout do sistema de controle dos nossos clientes, para atualização ou carga, com o devido acompanhamento, até a finalização deste processo. 

O laudo de avaliação para depreciação acelerada, permite demonstrar de forma isenta, as evidências da produção em mais de um turno, em conformidade com Art. 1º da legislação do imposto de renda, consolidada no Regulamento aprovado pelo Decreto nº 40702 de 31 de dezembro de 1956, de acordo com as modificações introduzidas pela lei nº 2.862 de 04 de setembro de 1956, artigo 69.

Laudo De Avaliação Para Depreciação Acelerada

O laudo de avaliação para depreciação acelerada, permite demonstrar de forma isenta, as evidências da produção em mais de um turno, em conformidade com Art. 1º da legislação do imposto de renda, consolidada no Regulamento aprovado pelo Decreto nº 40702 de 31 de dezembro de 1956, de acordo com as modificações introduzidas pela lei nº 2.862 de 04 de setembro de 1956, artigo 69.
Estudo e desenho dos processos de gestão dos ativos imobilizados, incluindo a aderência sistêmica, elaboração e implantação da norma geral de controle, abrangendo todo o ciclo dos processos, desde o pedido de compras, aquisição, recebimento, movimentações, baixa, periodicidade dos inventários, controle da eficácia por SLA - Service Level Agreement.

Normas E Procedimentos

Estudo e desenho dos processos de gestão dos ativos imobilizados, incluindo a aderência sistêmica, elaboração e implantação da norma geral de controle, abrangendo todo o ciclo dos processos, desde o pedido de compras, aquisição, recebimento, movimentações, baixa, periodicidade dos inventários, controle da eficácia por SLA – Service Level Agreement.

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