Skip to content

laudo de avaliação patrimonial

A lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, constituiu o marco da adesão pelo Brasil às normas internacionais, IFRS – International Financial Reporting Standards, alterando e revogando os dispositivos da lei nº 6404 de 15 de dezembro de 1976.

aval-patrimonial

A resolução do conselho federal de contabilidade, CFC Nº 1.055/05 criou o comitê de pronunciamentos contábeis, que a partir do ano de 2009 publicou os documentos denominados CPC. A partir deste novo cenário as empresas de consultoria, auditorias, contabilidade, engenharia de avaliações, promoveram uma alteração nos seus documentos e laudos em conformidade com os novos conceitos e definições.

Em 17 de dezembro de 2009, o Conselho Federal De Contabilidade publicou a norma NBC TG 1000, direcionada para pequenas e médias empresas e em 07 de novembro de 2016, foi publicado a primeira revisão, sendo entre as principais mudanças, a possibilidade de adoção da norma pela primeira vez e estabelecendo que estão submetidas a esta norma todas as empresas com receita bruta inferior a R$ 300 milhões e ativos inferiores a R$ 240 milhões.

Os laudos de avaliação patrimonial, são emitidos para atender os objetivos específicos dos nossos clientes, com a finalidade de determinar o valor de mercado, valor justo, valor de mercado “em uso”, valor em uso, vida útil e vida útil remanescente, para:

Teste de Impairment

O laudo de avaliação para o teste de recuperabilidade, é realizado por unidade geradora de caixa, considerando os resultados das avaliações pelo valor de mercado ou valor em uso (fluxo de caixa descontado)

Determinação e Revisão do Valor Residual 

O Laudo De Avaliação para determinação do valor residual é realizada com base em premissas que projetam um cenário de avaliação,  simulando a condição operacional do ativo imobilizado no final da sua vida útil.

Determinação e Revisão da Vida Útil

O laudo de avaliação para revisão da vida útil, determina de forma técnica a depreciação real dos ativos imobilizados. Esta informação é de extrema importância, para o planejamento operacional e financeiro dos nossos clientes, por demonstrar para os gestores, acionistas e investidores como estes investimentos estão sendo consumidos para gerar o resultado financeiro da empresa.

A determinação da vida útil e vida útil remanescente, é realizada de forma técnica, considerando os critérios amplamente divulgados pelo IBAPE – Instituto Brasileiro De Avaliações E Perícias De Engenharia.

Determinação do Custo Atribuído “Deemed Cost”

O laudo de avaliação para determinação do Custo Atribuído “Deemed Cost”, somente é permitido na primeira adoção pelas normas publicadas pelo Conselho Federal De Contabilidade, neste caso, especificamente para pequenas e médias empresas.

PPA Combinação de Negócios 

O laudo de avaliação para combinação de negócios é obrigatório para todas as operações   que envolvam negócios de aquisição de participação entre duas ou mais empresas, e sua finalidade é a dedutibilidade do ágio gerado pelo (goodwill)

Nossos laudos de avaliação são emitidos, em conformidade com as determinações contidas nas normas publicadas pelo CREA – Conselho Regional De Engenharia, ABNT – Associação Brasileira De Normas Técnicas, IVS – International Valuation Standards, IBAPE – Instituto Brasileiro De Avaliações E Perícias De Engenharia, IFRS – International Financial Reporting Standards, Comitê De Pronunciamentos Contábeis e Conselho Federal De Contabilidade.

Gostaria de mais informações?

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Estamos prontos para atendê-lo.

atgp-gestao-de-ativos

Empresa especializada em consultoria na área de gestão de ativos imobilizados, controle patrimonial, e avaliações, que busca continuamente a excelência na execução dos seus trabalhos.

WHATSAPP

TELEFONES

EMAIL

LINKEDIN

ENVIE SUA MENSAGEM

Rua Gustavo Ambrust, 36 CJ02 - Vila Nova, Campinas/SP | CEP 13092-106