CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE / COMITÊ DE PRONUNCIAMENTO CONTÁBEIS
A lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, constituiu o marco da adesão pelo Brasil às normas internacionais, IFRS – International Financial Reporting Standards, alterando e revogando os dispositivos da lei nº 6404 de 15 de dezembro de 1976.
A resolução do conselho federal de contabilidade, CFC Nº 1.055/05 criou o comitê de pronunciamentos contábeis, que a partir do ano de 2009 publicou os documentos denominados CPC. A partir deste novo cenário as empresas de consultoria, auditorias, contabilidade, engenharia de avaliações, promoveram uma alteração nos seus documentos e laudos em conformidade com os novos conceitos e definições.
Em 17 de dezembro de 2009, o Conselho Federal De Contabilidade publicou a norma NBC TG 1000, direcionada para pequenas e médias empresas e em 07 de novembro de 2016, foi publicado a primeira revisão, sendo entre as principais mudanças, a possibilidade de adoção da norma pela primeira vez e estabelecendo que estão submetidas a esta norma todas as empresas com receita bruta inferior a R$ 300 milhões e ativos inferiores a R$ 240 milhões.
Os laudos de avaliação patrimonial, são emitidos para atender os objetivos específicos dos nossos clientes, com a finalidade de determinar o valor de mercado, valor justo, valor de mercado “em uso”, valor em uso, vida útil e vida útil remanescente, para:
Teste de Impairment
O laudo de avaliação para o teste de recuperabilidade, é realizado por unidade geradora de caixa, considerando os resultados das avaliações pelo valor de mercado ou valor em uso (fluxo de caixa descontado)
Determinação e Revisão do Valor Residual
O Laudo De Avaliação para determinação do valor residual é realizada com base em premissas que projetam um cenário de avaliação, simulando a condição operacional do ativo imobilizado no final da sua vida útil.
Determinação e Revisão da Vida Útil
O laudo de avaliação para revisão da vida útil, determina de forma técnica a depreciação real dos ativos imobilizados. Esta informação é de extrema importância, para o planejamento operacional e financeiro dos nossos clientes, para demonstrar para os gestores, acionistas e investidores como os investimentos em ativos imobilizados estão sendo consumidos para gerar o resultado financeiro da empresa.
A determinação da vida útil e vida útil remanescente, é realizada de forma técnica, considerando os critérios amplamente divulgados pelo IBAPE – Instituto Brasileiro De Avaliações E Perícias De Engenharia.
Determinação do Custo Atribuído “Deemed Cost”
O laudo de avaliação para determinação do Custo Atribuído “Deemed Cost”, somente é permitido na primeira adoção pelas normas publicadas pelo Conselho Federal De Contabilidade, neste caso, especificamente para pequenas e médias empresas.
Nossos laudos de avaliação são emitidos, em conformidade com as determinações contidas nas normas publicadas pelo CREA – Conselho Regional De Engenharia, ABNT – Associação Brasileira De Normas Técnicas, IVS – International Valuation Standards, IBAPE – Instituto Brasileiro De Avaliações E Perícias De Engenharia, IFRS – International Financial Reporting Standards, Comitê De Pronunciamentos Contábeis e Conselho Federal De Contabilidade.
Gostaria de mais informações?
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Estamos prontos para atendê-lo.
A ATGP é uma empresa de consultoria, especializada na área de Gestão De Ativos, Engenharia De Avaliações e Valuation que busca continuamente a excelência na execução dos seus trabalhos.
TELEFONES